top of page
Foto do escritorBlog Prof. Wellington Lunz

Quadríceps femoral: Um bicho de sete cabeças!

Atualizado: 30 de nov. de 2024


Quadríceps femoral,reto femoral,vasto lateral,vasto medial,vasto intermédio,tensor do vasto intermédio,quadríceps 5 músculos,quantos músculos tem o quadríceps,quadríceps tem 5 músculos, quadríceps cinco músculos,quadríceps tem cinco músculos,quais os músculos do quadríceps,tamanho do tensor do vasto intermédio,função do tensor do vasto intermédio


Prof. Dr. Wellington Lunz - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Você certamente aprendeu na anatomia que os músculos do quadríceps femoral são o reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio. Talvez tenha até ouvido falar num quinto músculo, chamado ‘tensor do vasto intermédio’.

Hoje, além de eu destacar exatamente esse quinto (o tensor do vasto intermédio), vou contar para você um estudo de caso (em cadáver) que encontrou um quadríceps com 7 músculos (um bicho de sete 7 cabeças). Segue aí para entender.

Durante minha breve passagem pelo instagram eu fiz ~200 posts. Eram posts no nível que você está acostumado aqui. E como a maioria de vocês não me seguia lá, ou, se seguia, pode ter perdido (afinal o IG não curtia muito as coisas que eu fazia), vou, aos poucos, compartilhar aqui no ‘Blog Prof Wellington Lunz’ a maior parte desses posts. E, claro, irei atualizar sempre que necessário.

Mas voltando a história do dia. Se você é da educação física ou da fisioterapia, já deve ter ouvido ou lido por aí que o quadríceps femoral teria, na verdade, 5 músculos, e não apenas os 4 historicamente descritos (reto femoral e vastos lateral, medial e intermédio).


melhor curso hipertrofia muscular massa muscular instituto afficere

O quinto músculo proposto por alguns anatomistas, mas não aceito por todos, é o tensor do vasto intermédio.

Os músculos do quadríceps femoral são inervados por ramos originados do nervo femoral e irrigados por ramos da artéria femoral. A sugestão de um quinto músculo foi registrada pela primeira vez em 1986.

Mas, na época, a comunidade científica não deu muita bola, provavelmente porque interpretaram esse quinto músculo como variação anatômica.

Mas, em 2016, Grob et al. publicaram um artigo reivindicando o status de quinto músculo para o que chamaram de ‘tensor do vasto intermédio’.

Mas como o tensor do vasto intermédio não está presente em todas as pessoas, há quem interprete que se trata apenas de uma variação anatômica. 


 nutricionistas com experiência em diferentes especialidades

Dizem que poucas pessoas têm esse músculo presente. Mas, quando presente, o tensor do vasto intermédio tem origem na face medial do trocânter maior do fêmur e vai com seu fino tendão até a patela. Antes de alcançar a patela ele se conecta e cruza o vasto intermédio.

Sua função seria facilitar a extensão do joelho e, talvez, se opor à luxação lateral da patela.

Esse quinto músculo do quadríceps (tensor do vasto intermédio) pode assumir diferentes características anatômicas, como mostrada nessa figura abaixo, que está no artigo de Ruzik et al (2020).

Veja na figura que o fino tendão dele pode cruzar o VI (vasto intermédio) em diferentes alturas, e, às vezes, esse músculo, que é bem pequeno, pode nascer bipartido, como mostra a figura ‘e’.



músculo tensor do vasto intermédio quadriceps

Agora vamos para a história do bicho de 7 cabeças. Mas ainda falarei mais coisas do tensor do vasto intermédio.

Ruzik et al (2020) publicaram um artigo relatando o caso de um quadríceps femoral com 7 cabeças. Ou seja, além dos quatro músculos tradicionais (reto femoral e vastos), eles viram o tensor do vasto intermédio e outros dois. Esses outros dois músculos (sem nome) estão marcados com asteriscos azul e verde na imagem abaixo.

Essa ilustração+foto abaixo está sem o reto femoral. Por isso, se você contar, só encontrará 6 músculos no quadríceps.


músculo tensor do vasto intermédio quadriceps


Nesse estudo de Ruzik et al (2020), o tensor do vasto intermédio (com sigla TVI) se originou na face medial do trocânter maior. O comprimento do ventre muscular era de ~11 cm.

A largura e espessura de 15 × 6 mm na origem, e 15 × 0,33 mm após o ventre muscular. O comprimento do tendão foi de ~24 cm. Ou seja, é comprido, mas pequeno e estreito. Esse estudo de caso foi com um cadáver idoso. Certamente esse homem morreu sem saber dessa atípica variação anatômica.


 nutricionistas com experiência em diferentes especialidades

Então é isso por hoje! E se você gostou, compartilhe com colegas e amigos/as ou em suas redes sociais. E se quiser receber as novas postagens deste Blog, basta clicar aqui para se inscrever na Newsletter. E já há dezenas de outras postagens muiiiito legais neste meu Blog.

E em tempos de escritas por inteligência artificial (ex: chatGPT e Gemini), vale dizer que minhas postagens não usam isso. São feitas exclusivamente das minhas leituras e interpretações ao longo da minha trajetória.

Lunz, W. O que é o pump muscular? Ano: 2024. Link: https://www.wellingtonlunz.com.br/post/musculo-tensor-do-vasto-intermedio [Acessado em __.__.____].

 
professor wellington lunz

Autor: Wellington Lunz é o proprietário desse Blog e do site www.wellingtonlunz.com.br. Tem se dedicado em transmitir conhecimentos baseados em evidências em diferentes áreas do conhecimento (ex: hipertrofia muscular, treinamento de força, musculação, fisiologia do exercício, flexibilidade). É bacharel e licenciado em Educação Física, Mestre em Ciência da Nutrição e Doutor em Ciências Fisiológicas. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Contato pelo site ou e-mail: welunz@gmail.com.br  





104 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page