top of page
Foto do escritorBlog Prof. Wellington Lunz

CRIANÇA pode treinar e participar de CORRIDA DE RUA?

Atualizado: 4 de fev. de 2024





"Quando falamos de crianças na corrida de rua é fundamental que seja lúdico, não sendo necessária uma periodização, muito menos uma especialização precoce."


Autor: Victor Franco


Imagem retirada do site canva.com

Já deu uma passada pelo restante do site? E no canal (YouTube)? https://bit.ly/30QSRZf


A corrida de rua tem crescido muito nos últimos anos, tanto em quantidade de eventos, quanto no número de praticantes, e com isso, muitas crianças também sentem vontade de participar desses eventos. Porém, muitos pais e profissionais se sentem inseguros quanto à participação das crianças nas corridas de rua. A partir disso e para responder a pergunta em questão, abordamos alguns pontos fundamentais para o treinamento da corrida de rua para as crianças.

Em primeiro lugar, é necessário lembrar que a criança não é um adulto em miniatura e que ela está em uma fase de crescimento e desenvolvimento. Por causa disso, as respostas fisiológicas são diferentes quando comparadas a adultos. A força, as funções cardiovasculares e respiratórias (coração e pulmão menores), a flexibilidade, as habilidades motoras, tudo é diferente na criança.


Se o coração e os pulmões são menores, logicamente que a capacidade aeróbia (VO2máx) também será, limitando em partes a participação das crianças em corridas de longa duração. A capacidade anaeróbia também é afetada, uma vez que algumas enzimas importantes para esse metabolismo (fosfofrutoquinase e lactato desidrogenase, por exemplo) ainda não estão “amadurecidas”.

Mas isso não significa que a criança não possa participar das corridas de rua ou realizar treinos mais intensos, porém devemos compreender essas limitações para orientar adequadamente seus treinos.

Lloyd & Oliver (2012) elaboraram um modelo muito interessante, abordando desde os 2 anos de idade até os 21 anos, para pensarmos no desenvolvimento físico e esportivo a longo prazo dos jovens atletas no qual os autores apresentam as capacidades a serem mais treinadas em cada faixa etária.

De acordo com os autores, até os 6 anos de idade, a criança deve treinar e desenvolver com maior foco a força e as habilidades motoras fundamentais. Após os 6 anos, o treinamento passa a focar na força, na agilidade, na velocidade e na potência. A hipertrofia deve ser focada após os 14 anos de idade.

Em relação ao volume semanal, Rius Sant (2005) indica uma fórmula de acordo com a idade e o nível de treinamento da criança (ver abaixo).



Quando falamos de crianças na corrida de rua, em relação à estrutura do treinamento, é fundamental que seja lúdico, não sendo necessária uma periodização, muito menos uma especialização precoce.

Enquanto profissional, lembre-se que, antes de treinar, a criança precisa aprender a gostar de praticar esporte, pois, somente assim, adotará um estilo de vida ativo no futuro. O importante é deixar a criança ser criança, é fazê-la brincar de correr.

Até o próximo post!



REFERÊNCIAS:


Kenney, Wilmore e Costill (2020). Fisiologia do Esporte e do Exercício.

Lloyd & Oliver (2012) https://bit.ly/2HdTpBN

Rius Sant (2005). Metodologías y técnicas del atletismo.

 


Victor Franco tem formação em Educação Física, Mestrado em Ciência da Motricidade Humana, é professor de Educação Física no Instituto Federal Fluminense (IFF) e ultramaratonista (corre desde 2013). Além disso, tem um canal no YouTube (www.youtube.com/corridacomciencia) em que aborda assuntos relacionados à Corrida de Rua de forma leve, divertida e científica. Contatos: corridacomciencia@gmail.com / @corrida_com_ciencia


96 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page